header photo

Parceiros Internacionais da AAS

Football Supporters Europe

A Football Supporters Europe consiste numa associação independente e democraticamente organizada, que representa a rede de fãs de futebol na Europa. Actualmente conta como com membros de 37 países de todo o continente.

Fundada em 2008 por adeptos de futebol de toda a europa, na sequência de um congresso que teve lugar em 2007 no Reino Unido organizado pela Football Supporters International.

A Football Supporters Europe foca a sua actividade na promoção de uma cultura de defesa dos interesses dos adeptos de futebol e pretende afirmar-se como uma voz de influência dentro das estruturas que gerem o futebol na Europa. Preocupa-se sobre temas como a discriminação, o policiamento, os preços dos bilhetes e a sua comercialização.

A FSE tem uma presença assídua na UEFA, sendo um dos principais parceiros para o diálogo europeu sobre as questões dos fãs.

Consulte os Estatutos da FSE

Supporters Direct

A Supporters Direct tem como objectivo a promoção da sustentabilidade dos clubes tendo como base o envolvimento dos seus adeptos.

Tem estado ligada a campanhas para um maior reconhecimento do valor social, cultural e económico dos clubes. Grande parte dos clubes de futebol em toda a europa, bem como as respectivas competições, são hoje instituições colocadas em risco por causa dos interesses de curto prazo, da má gestão financeira. A SD trabalha diariamente para contribuir para a reflexão colectiva de forma que os clubes possam ser geridos de forma mais responsável, tornando-se financeiramente sustentáveis.

Um ideal defendido pela SD consiste na criação de condições para que os clubes sejam detidos pelos seus próprios adeptos, contrário ao do paradigma futebol-empresa, em que os clubes são geridos por SAD’s detidas por accionistas e senhores do dinheiro que não se revêem nos seus valores e na sua história. Este modelo assenta na criação de trusts de adeptos.

Consulte os Estatutos da Supporters Direct

Últimas Notícias

Jul 18, 2015
Comunicado Oficial da Associação de Adeptos Sportinguistas sobre a renúncia de mandato por parte de Hugo Malcato e nomeação de nova comissão de gestão
Jun 9, 2015
Ao longo dos últimos dias, a Associação de Adeptos Sportinguistas manteve-se em silêncio aguardando dados precisos em vez de participar em especulações acerca dos últimos acontecimentos da vida do Sporting Clube de Portugal. No entanto, chegou o momento de sublinhar alguns pontos que merecem a nossa atenção.