header photo

Oficial de Ligação aos Adeptos

O Artigo 35.º do Regulamento de Licenciamento de Clubes e Fair-Play Financeiro da UEFA de 2010 veio introduzir a figura do OLA. Todos os clubes abrangidos por estas regras de licenciamento passaram a nomear um oficial com vista a garantir um diálogo construtivo entre si e os seus adeptos.

O projeto OLA reconheceu que os adeptos são definitivos pelo seu papel como consumidores no sistema de futebol profissional, e que é do interesse de todos dar passados cada vez mais firmes no sentido de construir relações consensuais e harmoniosas entre os clubes e os seus adeptos.

As funções do OLA são:

  • Estabelecer uma ponte entre os adeptos e o clube, ajudando a melhorar o diálogo entre as partes.
  • Informar os adeptos sobre as decisões relevantes tomadas pela administração do clube e, na outra direção, comunica os pontos de vista dos adeptos à administração do clube.
  • A construção de relações tanto com grupos de adeptos e as suas iniciativas, como com a polícia e os oficiais de segurança.
  • Relacionamento com os OLA de outros clubes antes dos jogos, para contribuir para que os adeptos se comportem de acordo com as diretivas de segurança.

Como o nome sugere, um oficial de ligação aos adeptos é alguém que faz a ligação – é um mediador – entre os adeptos e o clube, a federação nacional e a liga. O OLA também serve de elo entre outras partes envolvidas no futebol, tal como a polícia e os assistentes do recinto desportivo.

O OLA é uma figura que deve estar próxima dos adeptos e ser conhecida por eles. No que diz respeito às decisões tomadas pela administração do clube, pode muitas vezes ser preferível que estas sejam comunicadas pelo OLA ao invés de serem lidas pela comunicação social. Ao mesmo tempo, os adeptos podem apresentar as suas sugestões ao clube através do OLA. Neste processo, o OLA pode ajudar o clube a tomar melhores decisões ao comunicar as opiniões, necessidades e preocupações dos adeptos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

 

Últimas Notícias

Jul 18, 2015
Comunicado Oficial da Associação de Adeptos Sportinguistas sobre a renúncia de mandato por parte de Hugo Malcato e nomeação de nova comissão de gestão
Jun 9, 2015
Ao longo dos últimos dias, a Associação de Adeptos Sportinguistas manteve-se em silêncio aguardando dados precisos em vez de participar em especulações acerca dos últimos acontecimentos da vida do Sporting Clube de Portugal. No entanto, chegou o momento de sublinhar alguns pontos que merecem a nossa atenção.